A rotina de um empreendedor é mais do que um trabalho, é uma opção de vida. Ser o próprio patrão é muito bom, mas também exige muita disciplina e energia.
Ao abrir uma empresa é importante que se preste muita atenção em vários aspectos. Tudo precisa estar bem ajustado e organizado para que os resultados possam aparecer.
Se você não quer correr o risco de cometer alguns dos principais erros que podem comprometer a sobrevivência do novo negócio, aqui vão algumas dicas preciosas que devem ser seguidas com muita atenção. Confira!
1. Conheça bem o seu ramo de atuação
Não basta gostar de um tipo de mercado para que se saia bem na área. É preciso dedicar tempo e um pouco de suor para conseguir entender direito como ele funciona.
Faça uma boa pesquisa e procure entender qual a dinâmica deste mercado: como os seus concorrentes trabalham e quais são as principais dificuldades.
Confira também as oportunidades que esta área tem. Tente entender qual é a margem de lucro que pode ser conseguida trabalhando neste setor. Veja se existem pontos fracos e qual o tempo médio que se deve esperar até conseguir ter resultados realmente relevantes.
Descubra quais são os canais mais comuns para a troca de experiências sobre o seu tipo de negócio. Feiras e outros eventos, além de sites especializados e publicações, são boas fontes iniciais de informação.
2. Defina seus produtos e serviços
Você tem de ter muita certeza de qual é o seu negócio e o que tem para oferecer ao seu público. Os conceitos de produtos ou serviços precisam estar muito claros na sua cabeça.
Tome muito cuidado para não abrir demais o seu leque de atuação para não ficar perdido fazendo coisas muito diferentes e que vão te exigir tempo e podem acabar tendo um custo mais alto para a sua empresa.
Se não tiver muitos recursos, procure focar sua atenção naquilo que você sabe fazer bem e que o mercado esteja precisando.
3. Estude de verdade o seu público-alvo
Seu cliente é quem vai te ajudar a manter o negócio de pé. Por isso, conheça muito bem quem ele é. Não basta saber a idade dele e se é homem ou mulher. Você tem de entender de verdade sobre quem consome seus produtos e serviços.
Quanto mais souber o que seu público-alvo precisa, pensa e vive, melhores as chances de conseguir oferecer o que ele precisa de verdade e trazer resultados sólidos para a sua empresa.
Converse com seus consumidores, investigue o que está faltando para eles. Veja o que você pode fazer para conseguir deixá-los mais satisfeitos. Pode ser que exista alguma oportunidade que você não tenha pensado ainda.
Todo bom empreendedor precisa saber o máximo possível sobre o seu mercado consumidor. Poderá criar promoções, produtos e serviços que realmente deixem seus clientes satisfeitos. Só assim você terá chances reais de fidelizá-los.
4. Separe despesas pessoais e do negócio
Você não é a sua empresa. Por mais que seu nome ajude a trazer clientes e você se relacione muito bem com alguns deles, as suas contas são diferentes das contas da sua empresa.
Este erro é muito comum e pode parecer algo inofensivo, mas faz muita diferença no decorrer do tempo.
Para fazer uma boa gestão financeira do seu e de qualquer outro negócio é preciso, por exemplo, conferir a situação do caixa, capital de giro, apurar o resultado do mês e tudo isso vai ficar distorcido se o seu dinheiro estiver misturado.
Crie e mantenha contas bancárias diferentes para você e sua empresa, não tire e nem coloque dinheiro pessoal no caixa do negócio e mantenha os cartões sendo sempre separados.
Em último caso, se precisar fazer algum tipo de pagamento e acabar pegando um dinheiro “emprestado”, anote o valor e a data.
Em seguida, reponha o dinheiro, mas tome muito cuidado para que isso não vire um hábito.
Se perceber que este tipo de situação tem ocorrido com muita frequência, provavelmente alguma coisa está errada.
Ou o negócio ainda não está se sustentando sozinho e precisa de mais aportes ou o seu pró-labore (retirada) pode estar calculado errado.
5. Emita nota fiscal
Existe uma resistência de muitos empresários em emitir notas fiscais e isto é algo que preocupa.
Ninguém gosta de ficar pagando imposto, mas é preciso entender que esta não é uma questão de querer ou não, é uma obrigação da sua empresa e também de todas as outras.
Se por acaso você acha que o volume do seu recolhimento de impostos está alto demais a ponto de colocar a viabilidade da sua empresa em risco, talvez seja o caso de buscar entender melhor a sua situação e avaliar se o regime tributário que você usa está adequado.
Se por acaso estiver tirando poucas notas por estar com dúvidas de como fazer a emissão das notas fiscais ou utilizar a nota fiscal eletrônica, o problema é menor. Existem boas soluções para te ajudar no mercado.
O importante é se manter dentro da lei e conseguir fazer os seus controles de maneira prática e fácil.
6. Conheça os seus fornecedores
Seus serviços ou produtos serão afetados diretamente pela qualidade dos fornecedores que contrata.
Em maior ou menor grau, dependendo do negócio, tudo o que você compra acaba refletindo no quão satisfeito o seu cliente vai ficar. Não quer dizer que você deve, necessariamente, sempre comprar o que há de mais caro, até porque isso não quer dizer que seja melhor.
O que você precisa perceber é se está comprando com o melhor preço, nas condições de pagamento mais favoráveis, se a qualidade está adequada ao que precisa e se o prazo de entrega atende.
Por isso, é bom fazer pesquisas de mercado constantemente, avaliar novos fornecedores, tentar sempre negociar o que for possível e fazer um bom planejamento de compras.
Talvez contratos por um tempo maior de exclusividade possam ser interessantes, mas pense muito bem antes de firmar um acordo deste tipo.
Ao tomar os cuidados que listamos acima você terá muito mais chances de ter sucesso ao abrir uma empresa e também mantê-la funcionando bem.
Aproveite o momento para ajudar seus amigos e conhecidos a também conseguirem ter sucesso em seus negócios, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!
FONTE: Jornal Contabil